quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dinossauros ainda existem

Esta semana, saiu a seguinte notícia: http://www.lavras24horas.com.br/portal/pocos-de-caldas-fica-fora-da-lista-de-cidades-com-potencial-turistico/

Sinto por aqueles que vivem defendendo a cidade com unhas e dentes, mas é exatamente isso que tem deixado Poços nos tempos das charretinhas. Políticos esnobes e empresários acomodados, todos eles dinossauros míopes, que ficam batendo no peito, levantando a voz contra críticas feitas à cidade e dizendo que "aqui é Primeiro Mundo".

Concordo que, em vários pontos, Poços supera a vizinhança e que, se o critério for escolher as menos ruins, deveria estar na tal lista. Mas tenhamos humildade. É fazer o esforço de tentar ver além da serra do Cristo, visitar lugares em que as coisas estão anos-luz à frente daqui no quesito Turismo, trazer ideias, planejar e investir. Vou me ater a apenas uma frase da reportagem que apontei: "Além do segmento sol e praia, a lista engloba ecoturismo, aventura, esporte, cultura, negócios, eventos e gastronomia." Pergunta: praia, não tem mesmo jeito... Mas em qual dos outros segmentos temos estrutura profissional de Turismo? A resposta é zero, nenhum. Quem elogia Poços (e favorece o discurso reacionário) é o turista de classe média baixa, que vem em ônibus de excursão. Nada contra eles, mas são apenas um dos vários perfis de turista que se pode ter.

Mas como disse uma grande amiga (cujo nome não quero mencionar): "mudar dá trabalho".

Um comentário:

  1. Zéca, continue escrevendo. A cidade precisa.
    Parabéns pelos comentários.Assino embaixo encima e no meio

    wiliam

    ResponderExcluir